O caso do Bitcoin como um hedge comprovado para o mercado de ações global pode ter falhado temporariamente, pelo menos por dados recentes.

Bitcoin, a correlação de ouro atinge um nível recorde

A empresa de análise de dados e mídia Bloomberg disse em seu último boletim informativo criptográfico que, de acordo com descobertas recentes, a correlação entre Bitcoin Era (BTC) e ouro está em seu nível mais alto desde 2010.

As descobertas vêm como Bitcoin, ouro e os mercados financeiros mais amplos têm sido um negócio desde março deste ano – tudo foi despejado em mais de 40% naquele mês por medo do coronavírus, apenas para recuperar esse valor e crescer mais nos próximos meses.

Como mostra o gráfico acima, independentemente do serviço de rastreamento utilizado, a correlação de preços entre o Bitcoin e o ouro é semelhante. Eles começam a subir em torno da mesma data, mostram pullbacks e picos na mesma data, e começam a se mover em torno das mesmas datas também.

No entanto, apesar de sua semelhança visual, a Bloomberg argumentou que a relação de correlação não é exatamente uma.

„Em uma base de 12 meses, as quase-moedas estão cerca de 0,80 correlacionadas, a maior em nosso banco de dados desde 2010, explicou Mike McGlone, o analista sênior de commodities da empresa e autor do boletim informativo. Ele acrescentou:

„Bloomberg default e função simples de mudança percentual. O percentual muda mensalmente em uma base rolante de 12 meses, últimos 12 meses, o mais alto em nosso banco de dados“.

O que significa que, em vez de determinar a correlação diariamente, a Bloomberg calcula a inter-relação destes dados mensalmente, daí a diferença.

Estoques técnicos por trás do mergulho?

Enquanto isso, McGlone disse que o recente mergulho nos preços do Bitcoin e da moeda criptográfica na semana passada foi resultado de um mergulho no índice tecnológico NASDAQ, uma coleção de tecnologias listadas nos EUA são infames por sua volatilidade e movimentos rápidos de preços.

No entanto, ele tinha boas notícias para os touros Bitcoin. McGlone acrescentou que se o ouro mantivesse seu preço acima do nível de $1.900, a Bitcoin ficaria igualmente acima de $10.000.

Embora o desenvolvimento seja estranho considerando o ethos do Bitcoin de não estar relacionado a moedas ou ações, a semelhança poderia ser o resultado de empresas comerciais operando estratégias similares entre classes de ativos, como observou Qiao Wang, um negociante quant em um tweet:

Wang acrescentou que era provável que equipes de alta freqüência negociando em curtos intervalos de tempo que estavam fazendo as duas classes de ativos se correlacionarem, ao invés de um fundo discricionário. „Olhe bem para os dados de alta freqüência. A correlação é forte em uma freqüência muito alta / curto espaço de tempo. É mais provável que algo do que uma negociação discricionária“, disse Wang.

Categories:financeirosHardware
Published on :Posted on